Horacio Gomés Bolaños

Nome completo: Horacio Gómez Bolaños
Personagens que interpretou: Godinez (Chaves), Pepe, Lagoa Seca, Senhor Oracles e outros (Chapolin).

 Data de Nascimento: 28 de julho de 1930.
 Data de Falecimento: 21 de novembro de 1999.
 O garoto que sempre se senta no fundo da sala de aula era, na vida real, o irmão de Roberto Gómez Bolaños. Natural da Cidade do México, Horacio atuava e dirigia filmes no México, e também participava dos programas de seu tão querido irmão. Integrante da equipe técnica dos seriados, também fazia parte do elenco secundário de "Chaves", "Chapolin" e os demais. Eram poucos os episódios em que Horacio tinha grandes e importantes participações. Também atuou nos filmes "El Chanfle II" e "Charrito", ambos produzidos pelo irmão.

O irmão mais novo de Chespirito teve muitas dificuldades no momento em que Chespirito parou de produzir as suas séries para a televisão, pois Horacio não tinha a experiência de atuar no teatro (para onde Chespirito dirigiria suas atenções). Para não ficar necessitado, Horacio teve aulas de teatro com o próprio Roberto Bolaños, com quem era muito unido. Também se dedicou, junto com seu sobrinho Roberto Gómez Fernández (filho de Chespirito), a realizar diferentes trabalhos de produção televisiva.

Debilitado em função de uma fratura que sofera no fêmur, Horacio Gómez Bolaños faleceu vítima de ataque cardíaco, em plena preparação para a grande homenagem ao seu irmão mais velho que aconteceria no ano seguinte. Segundo seu sobrinho, Horacio era um dos mais entusiasmados na preparação para aquele grande acontecimento que honraria o nome de Chespirito. Não foi a toa que sua morte deixou o intérprete de Chaves profundamente triste.